Não achou o que queria? Busque aqui!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Apresentando... O batom matte


Um dos itens de maquiagem que mais faz sucesso entre as mulheres brasileiras é, com certeza, o batom. Você pode estar atrasada para sair de casa, mas com certeza vai passar pelo menos “um batonzinho” para deixar a aparência mais bonita. Não é mesmo?

O batom mais comum é o que chamamos de “batom em bala”, o tradicional. Mas nos últimos anos uma nova forma do produto vem se destacando no mercado da beleza: o batom líquido. Ele surgiu com a aparência de gloss, com efeito molhado, e agora a mais top de todas as versões é o batom líquido de efeito matte. Esse, com certeza, ganhou o coração (e os lábios) das brasileiras.


Bastou as primeiras marcas investirem no batom em versão líquida - mas que ganha acabamento fosco depois que seca - para que a novidade virasse tendência. E aí todo mundo resolveu ter uma coleção de batom líquido matte para chamar de sua. São várias as opções do produto no mercado brasileiro, mas é bom ficar de olho nas suas escolhas porque nem todas cumprem o que prometem e o principal defeito deste tipo de produto é craquelar nos lábios.
Para o batom matte ficar lindo em você não basta apenas aplica-lo. Existem truques e dicas que facilitam muito. Confira abaixo:


1 – Esfoliar: antes de aplicar o batom matte você precisa preparar os lábios. O produto tende a marcar eventuais peles que estejam grudadas e deixar o acabamento ruim. Para que isso não aconteça, você precisa esfoliar. Use um esfoliante próprio para os lábios, ou uma mistura de açúcar com mel, que também esfolia e você faz em casa.

2 – Hidratar: os batons foscos ficam melhores em lábios esfoliados e hidratados. A dica é apostar no hidratante labial. Carregue um na sua bolsa e sempre que lembrar aplique o produto ao longo do dia, várias vezes.

3 - Retirar o excesso: a melhor maneira de fazer o seu batom durar mais é aplica-lo, retirar o excesso com um lencinho de papel, e depois reaplica-lo. Interessante é passar também um pouco de pó translúcido entre as camadas para aumentar ainda mais a duração.

4 - Acabamento: para melhorar o acabamento você pode passar uma haste flexível pela borda do batom, retirando qualquer errinho. Se você errou muito, aplique um pouco de base ou corretivo na haste flexível e passe por cima do erro.
Por fim, se os seus lábios estiverem muito ressecados, aplique uma camada fina de balm antes do batom fosco, retire o excesso, e aplique seu batom. Ele vai ficar mais confortável e os seus lábios mais bonitos.



COMO DEIXAR O BATOM MATTE
Tem um batom cremoso lindo, mas gostaria de deixar ele com aspecto matte? Sim, isso é possível.  Você vai precisar apenas de um batom da sua escolha e um blush ou sombra matte que corresponda a cor do batom. Veja como fazer:

1- Aplique a cor por todo o lábio;
2 – Coloque o dedo na sombra ou blush, como se fosse um carimbo;
3 – Pressione o dedo com a sombra por todo o lábio até que esteja completamente fosco.
Além de rápido, o efeito fica perfeito de um batom matte. Use a criatividade e com um blush ou sombra crie efeitos de clarear e escurecer tons dos batons.

HISTÓRIA DO BATOM
O batom surgiu há cerca de cinco mil anos no Egito. Joias e insetos eram utilizados como matérias-primas para as mulheres pintarem os lábios. Diferente do que se pensa, a precursora do corante não foi Cleópatra, mas Nefertiti, mulher do faraó Akhenaton.

A popularidade veio mesmo durante o reinado de Elizabeth I, na Inglaterra do Século 16. Depois da primeira Guerra Mundial, durante os anos 1920, as donas de casa encontraram no batom uma saída para expressar a feminilidade tão engessada por conta dos anos difíceis. Justamente no momento após Primeira Guerra foi criado o batom conhecido como ferrão de abelha, por ser um vermelho bastante intenso. Desde então, a cor não saiu mais de moda.

Nos anos 1930, o item ganhou a forma sólida que conhecemos hoje. Com as atrizes nos filmes de Hollywood, o acessório conheceu o auge de sucesso durante os anos 1940 e 1950, quando as mulheres não se permitiam aparecer sem maquiagem.

Já nos anos 1980, houve uma explosão de cores na maquiagem e, a partir de 1990, o minimalismo ganhou as passarelas e ruas, quando a maquiagem ficou mais equilibrada e suave.  A partir do ano 2000, a moda ficou mais democrática, com muita mistura e o vermelho já aparece com força total.



Texto: Lua Rodrigues, do Blog da Lua 
Imagens: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário